Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]
PT

Artigos

A abordagem à Liderança Generativa traduz-se por uma atenção cuidadosa às complexidades do contexto, e uma insistência inexcedível de que a generatividade é uma orientação normativamente positiva e adaptativa no desenvolvimento do adulto, que se correlaciona positivamente com o comprometimento, tendo uma especial relevância para a sustentabilidade.

Liderança Generativa

A convicção é que está a ocorrer uma mudança transformadora na forma como moldamos os desafios, o que implica uma imensa transmutação nos padrões relativos à liderança. Isto, naturalmente, tem implicações, não só na forma como conceptualizamos e avaliamos a liderança, mas, também, como abordamos o desenvolvimento das capacidades de liderança em todos os níveis dentro de uma organização.

Era dos Talentos

Talento" é uma palavra de origem grega, talanton, que na Grécia antiga era uma unidade monetária que equivalia a 26 quilos de prata. Era a maior unidade monetária dos gregos, no valor de 6.000 dracmas. Como um salário médio era de 1 dracma, um trabalhador comum teria que trabalhar 20 anos para obter 1 talento.

A verdadeira delegação passa pela atribuição da responsabilidade e autonomia para atingir determinados resultados ou realizações específicas. Não se trata de uma mera entrega de tarefas a serem cumpridas. Normalmente, uma tarefa delegada leva mais do que um curto período de tempo para ser concluída e não é pressuposto dizer ao colaborador o que fazer, mas, sim, explicitar os resultados esperados. Espera-se que o colaborador elabore o “como” e quais os passos que estarão envolvidos.

Ironicamente, ou não, assistimos à infantilização das equipas de trabalho ao mesmo tempo em que os especialistas, CEO e DRH enaltecem as habilidades e o conhecimento dos trabalhadores como a fonte primordial do capital intelectual das suas empresas.

Quem nos últimos anos tem participado em encontros, congressos e seminários sobre formação, tem sido bombardeado por inúmeras loas à gamificação e predições de que o futuro, nesta área, passa quase exclusiva e inexoravelmente por ela.

O Programa Owl - Motivação e comportamento: técnica para pais, educadores e professores, foi especialmente desenvolvido pela 4Develop para dar a conhecer a todos aqueles que lidam diretamente com crianças e adolescentes, seja a nível pessoal, seja a nível profissional, uma ferramenta e técnica que permitem uma melhor compreensão sobre motivações e comportamentos, e que contribuem substancialmente para a melhoria dos relacionamentos.

“Ocorreu um comportamento – seja ele repreensível, admirável ou algo que flutua de forma ambígua entre ambos. (…) As características mecânicas dos nossos comportamentos são menos importantes e desafiadoras de se compreender do que o significado por trás das ações dos nossos músculos.” (in Sapolsky, Robert M., Comportamento, Temas e Debates, 2018).

Lançada em Portugal em 2015, a metodologia Sports2Grow® é uma revolucionária abordagem de coaching aplicada ao desenvolvimento pessoal e em fatores chave, como liderança, competição e team building.

A fase de roll-out do Sistema de Governo Emocional Corporativo requereu, por parte da administração da “Habitates”, uma dedicação extraordinária. Existiam uma série de riscos que poderiam deitar por terra o sucesso do Sistema.

12